segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A criança que há dentro de nós


Feliz dia das crianças para você. Feliz dia das crianças para mim. Feliz dia das crianças para seus pais, seus avós, seus amigos, seus vizinhos, seus primos e seus tios.

Todos nós já fomos criança uma vez. Já sentimos o gostinho de conseguir imaginar um mundo só nosso, de viajar por terras distantes dentro do nosso próprio quarto, de correr brincando e não cansar e de esperar pelo final feliz dos filmes, onde a princesa é salva e o ladrão é capturado. Uma época em que as maiores preocupações eram se você iria  na casa do seu melhor amigo e qual brinquedo você iria ganhar.

Essa fase passou. Agora você percebeu que o mundo não é seu, anda ocupado demais para gastar seu tempo imaginando, não tem dinheiro para viajar, corre só para entregar as tarefas no prazo e aprendeu que os finais felizes não são assim tão simples de serem alcançados. Suas preocupações são tantas, que você não consegue decidir qual é a maior.

Quando você percebe, aquela fase que você nem valorizava já passou. Você cresceu e ser criança é motivo de vergonha. Mas será que ela realmente passou? Sendo crianças, usamos nossa criatividade, fazemos novos amigos, somos teimosos, rimos, choramos, sentimos cosquinhas, lutamos, somos quem quisermos ser. E a gente não continua fazendo isso? Ou pelo menos buscando isso.

Toda criança tem seus sentimentos livres, não tem vergonha de expressá-los. Toda criança pode ser o que quiser: quem sabe piloto de avião na segunda, arquiteto na terça e professor na quarta. Não tem vergonha de falar com os outros, medo de ser rejeitado e ser quem realmente é. Julgamos tanto os atos das crianças que esquecemos de tentar ser ainda mais como elas. 

Por mais que a gente pense que essa fase passou, ela ainda está presente. Sempre seremos eternas crianças, que com a determinação e as características que derivamos daquela época, fazemos o mundo um lugar melhor. Somos quem quisermos ser, colocamos nossas ideias em prática, tiramos o desenho do papel, podemos ser arquiteto de dia e professor de noite. Ser criança para sempre não é bom, o que é bom é conseguir seguir a vida e não deixar sua criança morrer. Ela ainda está bem viva dentro de você, você que ainda não percebeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário