segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

As férias que valem a pena


Então é isso, as férias acabaram, ou estão acabando. Cada vez mais me vejo em frente a centenas de pessoas, sejam crianças, adolescentes ou adultos que não gostam de se deparar com o final de um tempo de descanso, que reclamam do fim desse período e queriam que ele durasse para sempre, ou pelo menos por muito mais tempo.

Para cada um, as férias têm um significado diferente, seja poder sair todas as noites, ir para a praia, ler um livro, colocar as séries em dia, dormir e por aí vai. Enfim, descansar de uma rotina puxada e cercada de responsabilidades que é o dia a dia que enfrentamos. Descansar.

Um atleta que corre uma maratona precisa descansar após corrê-la. Um cantor precisa descansar as cordas vocais depois de um show. Uma criança precisa descansar as pernas depois de passar um dia correndo e brincando. Um matemático precisa descansar a cabeça após passar um dia calculando.

O que a maioria de nós não se dá conta é que o descanso só vem depois da atividade. Atividade que passamos o ano inteiro fazendo, correndo de um lado para o outro para acompanhar o que a nossa vida nos oferece. E depois dela, com merecimento, vêm as férias.

Se o atleta não corresse a maratona, se o cantor não fizesse o show, se a criança não passasse o dia brincando, se o matemático não calculasse, não faria sentido descansar depois. Se nós tivéssemos férias para sempre, não faria sentido descansar depois.

Se tivéssemos nossa rotina de férias como rotina anual, uma hora íamos querer descansar dela também. É importante manter-nos ativos durante o ano todo, só assim, as férias são valorizadas como as valorizamos. Afinal, o descanso só vale a pena se tem algo para descansar. 


Desejo a todos um ótimo retorno a rotina, que faça o descanso valer a pena nas próximas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário